PIBID DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA PUCRS: POSSIBILIDADES E IMPACTOS
NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Isabel Cristina Machado de Lara
isabel.lara@pucrs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Resumo
Este artigo aborda a atuação da área de Matemática no Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Objetiva
apresentar as ações que vêm sendo implementadas e o modo como impactam a formação
inicial e continuada dos professores de Matemática envolvidos nesse programa. Atualmente
estão incluídas nesse grupo três escolas estaduais da cidade de Porto Alegre, representadas
cada uma por um professor graduado em Matemática, que supervisiona, em média, seis
bolsistas. Evidencia que os projetos e propostas desenvolvidas por meio do programa
contribuem em três aspectos fundamentais: domínio do conteúdo; planejamento de atividades
e projetos; postura de professor-pesquisador.
Palavras-chave: Iniciação à docência; Formação continuada; ensino de Matemática; Pibid.
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