A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES COMO
POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO PARA O CONSUMO CONSCIENTE
Jéssica Adriane de Mello -
UFRGS
jessika_adriane@hotmail.com
RESUMO
O presente trabalho busca relatar a experiência realizada Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, localizada em Taquara, RS. Esta experiência foi desenvolvida em 2010, motivada pelo projeto interdisciplinar intitulado “Consumo Consciente”. A experiência relatada em Matemática teve duração de três semanas e foram envolvidas duas turmas do Ensino Médio. Neste período, os educandos foram motivados a construir o conceito de função do primeiro grau e refletir sobre questões relacionadas ao consumo dos combustíveis. A Modelagem Matemática propiciou aos alunos atingirem um melhor desempenho na atividade, pois como o tema fazia parte de sua realidade eles se sentiram motivados a encontrar a solução para o problema apresentado. Finalmente, o que se pode concluir é que um projeto interdisciplinar pode ser uma possibilidade de melhor aprendizagem dos alunos proporcionando a formação de um cidadão crítico, apto a interferir de forma positiva no ambiente em que está inserido.
O presente trabalho busca relatar a experiência realizada Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, localizada em Taquara, RS. Esta experiência foi desenvolvida em 2010, motivada pelo projeto interdisciplinar intitulado “Consumo Consciente”. A experiência relatada em Matemática teve duração de três semanas e foram envolvidas duas turmas do Ensino Médio. Neste período, os educandos foram motivados a construir o conceito de função do primeiro grau e refletir sobre questões relacionadas ao consumo dos combustíveis. A Modelagem Matemática propiciou aos alunos atingirem um melhor desempenho na atividade, pois como o tema fazia parte de sua realidade eles se sentiram motivados a encontrar a solução para o problema apresentado. Finalmente, o que se pode concluir é que um projeto interdisciplinar pode ser uma possibilidade de melhor aprendizagem dos alunos proporcionando a formação de um cidadão crítico, apto a interferir de forma positiva no ambiente em que está inserido.
Palavras-Chave: Educação Matemática.
Modelagem Matemática. Projetos Interdisciplinares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário