quarta-feira, 30 de março de 2016

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No ícone à direita ARTIGOS 2011, página 4, há um assunto interessante para que se possa fazer uma boa leitura.

O CÁLCULO MENTAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  

Débora de Lima Velho Junges
UNISINOS 
deboralvj@hotmail.com 

Resumo 
Este estudo possui como tema norteador a possibilidade de inserção do cálculo mental no contexto escolar. No cotidiano, quando somos confrontados com algum problema matemático, geralmente realizamos os cálculos mentalmente. Contudo, na escola essa modalidade de cálculo não vem recebendo a mesma atenção que o cálculo escrito. Inicialmente, foi realizado um estudo baseado em autores como Kamii e Parra sobre o cálculo mental. Posteriormente, passou-se à elaboração e aplicação, em seis aulas, da proposta de inclusão do cálculo mental em uma turma de terceira série do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública situada no município de Taquara, no Rio Grande do Sul. Para a realização da ação investigativa utilizou-se o processo metodológico denominado pesquisa-ação. Conforme foi constatado durante as intervenções, a inclusão do cálculo mental na escola é possível e é necessária. Sua aplicação estimula o pensamento crítico e autônomo dos alunos. Além disso, as atividades desenvolvidas possibilitaram a construção de novos conhecimentos acerca das operações aritméticas. 

Palavras-chave: Cálculo mental. Jogos. Autonomia.  

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